segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Depressão!


Sob as frondosas amendoeiras que circundam minha residência, lia um bom livro, quando alguém que passava chamou a minha atenção.  Não exatamente pela forma como se vestia, antes, pela tristeza que conseguia passar à todos.  Fiquei ensimesmado.
Ocorreu-me que aquela pessoa poderia estar sofrendo por um amor não correspondido, por falta de condição de alimentar sua família, pela perda do emprego, ou por qualquer outro motivo. Entretanto, jamais imaginaria que aquela pessoa poderia estar deprimida.  Acho que ninguém jamais pensaria em depressão. E isso me faz lembrar o que escreveu, Walter Moreira Santos, em seu livro, Dentro da Chuva Amarela da editora Semente: “Nunca consegui entender o antagonismo da depressão: Ela é um fenômeno que salta aos olhos e ainda assim consegue ser facilmente ignorada.” (Os grifos são meus)
Você meu amigo ou minha amiga poderia me perguntar: Por que falar hoje sobre depressão? Responderia: É porque é um assunto muito sério; é porque em qualquer família pode haver alguém deprimido ou próximo a se deprimir; é porque gostaria de hoje, poder no mínimo ajudar a alguém, seja lá em que canto deste mundo ele se encontre. Esta postagem é um alerta.
Assim, listarei alguns comportamentos que poderão nos remeter a pensar em depressão, principalmente quando alguns itens forem somados:
Isolamento excessivo: Ficar sempre em seu quarto, sem nada fazer, quando muito dormindo, de forma a estar distante de amigos e principalmente da família.
Chorar por qualquer coisa: O choro como desabafo é sempre muito bom, entretanto, o choro sem razão plausível e de forma intermitente deve no mínimo ser analisado.
Cansaço excessivo:  O cansaço depois de uma atividade física, depois de um trabalho de cunho intelectual onde você raciocine muito para concluir a tarefa é natural, mas, o cansaço sem razões lógica é preocupante e também deve ser observado.
Pensamentos mórbidos: Sumir mundo afora para não enxergar ninguém, odiar sem motivo razoável a tudo e a todos e pensamentos de se matar, é muito preocupante. Se alguém já pensou assim, é sempre muito bom buscar ajuda.
Náuseas diárias: Sempre ao amanhecer e sem razão de existir. Quando se tem problema intestinal não se deve preocupar com a depressão, antes, procurar os gastro.
Confusão mental:   Não ter um norte em sua vida; não saber o que quer; mudar de opinião frequentemente e sem explicação para tal.
Humor sombrio:  Ficar de mal humor em algum instante é natural, agora, estar sempre mal humorado, pendendo para irritação constante e por qualquer coisa é motivo preocupante.
Pessimismo: O pessimismo sempre é também fator preocupante.
Tudo acima listado poderá ocorrer tanto em adultos quanto em crianças.
Se você identificou alguns itens em você mesmo (a) ou em alguém da sua família, busque ajudar e ser ajudado. Depressão é coisa muito séria que poderá custar uma vida.

Beijos! Mil beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário