quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sempre Amar!


Cada século, com sua linguagem própria; suas emoções; suas explicações acerca do incognoscível; seus desejos mais imediatos; seus conflitos entre tantas outras coisas...

Vivemos um momento de extrema velocidade imposta pela tecnologia; pelas necessidades mais prementes do dia-a-dia; pela competição em todos os níveis.

Dentre os aspectos que estão constantemente em conflitos, podemos falar neste instante, da palavra dita x palavra compreendida...

Sabemos que é condição precípua para o bom relacionamento humano, a compreensão do que o nosso interlocutor nos quer passar; nos quer dizer. Mas, no imediatismo; no excesso de processamento de informações por parte do nosso sistema cerebral; na luta desumana na buscar do manter-se como ser físico, nem sempre, compreendemos o que o nosso irmão de jornada quis nos dizer. E não é por má vontade ou simplesmente por querer ser do contra: é que somos mesmo, diferentes, tanto no pensar quanto no falar e ainda mais em relação ao compreender.

E o por quê desta diferença já que somos uma única espécie? Porque, somos a soma do espírito com a matéria. No espírito, reside o belo; o puro, porque tem sua origem no mundo não visível; em Deus.
Já a matéria que é a soma da herança genética, com o meio ambiente em que foi e está sendo desenvolvida, por isso mesmo, traz uma carga considerável de personalismo.

É justamente o personalismo, quem dificulta os relacionamentos. Não exatamente por este ser maléfico; danoso ao ser humano, antes, por nos servir de uma forma mui especial, para a nossa sobrevivência em todos os níveis e possibilidades do viver, e neste seu servir, não nos permitir perder.

Sim! Perder... Inconscientemente o nosso personalismo nos conduz a certas tomadas de atitudes, para que não percamos o que buscamos conquistar. É uma visão equivocada do nosso sistema de auto-proteção, mas, infelizmente existe e temos que lhe trabalhar, aos poucos. É uma de nossas tarefas aqui na Terra: lutar contra o nosso personalismo...

É o homem, um conquistador inveterado, pois que sem essa sua qualidade, a espécie correria certos riscos.

Trabalhar o personalismo é o que nos cabe, para a nossa ascese espiritual. E a compreensão de que o nosso irmão; o nosso interlocutor não é um inimigo nosso e que não quer no fundo de si mesmo o nosso mal, mas, o nosso bem, é que nos possibilitará compreender, perdoar, e acima de tudo, em quaisquer situações... Sempre amar!

Amar na sua expressão maior é a ferramenta da compreensão, que possibilitará o bom relacionamento em todos os níveis. Quem ama verdadeiramente, mesmo não compreendendo a princípio o que o outro lhe fala, procura ser tolerante e perdoar. Aí, os conflitos desaparecerão.

Amemo-nos uns aos outros para que assim possamos forjar um mundo melhor!
 Beijos!    Mil beijos...

Antonio Reinaldo Carneiro Oliveira = Rey.

Um comentário:

  1. Amar... As pessoas estão precisando praticar esse sentimento, deixa-lo tomar conta do coração. Estamos vivenciando todos os dias a falta desse sentimento generoso na vida de todos, muitos não mais se preocupam com o próximo passam por cima de qualquer que seja o sentimento. Falta o falar, demonstrar, praticar um dos sentimentos mais verdadeiros que existe. O primeiro passo para o cultivo desse tal do AMOR é o dialogo é o falar e demostrar para aqueles no qual nutrimos esse sentimento o quanto é verdadeiro,é através dessa atitudes demostrar o quanto esse alguém é importante em nossa vida.

    ResponderExcluir